Documentário “Minimalism”

Hoje venho trazer para vocês uma dica super legal de um documentário bem interessante e esclarecedor para quem está nesta jornada de viver uma vida mais simples.

O documentário é o Minimalism: A Documentary About the Important Things.

maxresdefault

Bem, basicamente o documentário gira em torno de uma turnê literária sobre o livro “MINIMALISM: LIVE A MEANINGFUL LIFE” da dupla Joshua Fields Millburn & Ryan Nicodemus, criadores do site The Minimalists. Em resumo, estes dois rapazes eram caras que tinham dinheiro, tinham “sucesso”, mas não eram felizes em suas vidas, consigo mesmos e em seus relacionamentos, e encontraram no minimalismo uma nova forma de viver.

O documentário mostra, além da turnê literária, as experiências de outras pessoas com projetos diferentes, mas todas engajadas nesta forma de viver e pensar a vida. Fala-se sobre economia, moda, designer, família, saúde, sustentabilidade e etc.

Uma das coisas que gostei bastante no documentário é que ele mostra vários lados de se viver assim e várias realidades, tanto de “famílias minimalistas” como de solteiros, por exemplo. Achei bem interessante também como o documentário aborda o fato de que o minimalismo não significa desfazer-se de tudo o que você tem e permanecer apenas com o necessário, apesar de essa ser uma premissa básica, mas sim de desfazer-se daquilo que não lhe traz sentido. Eles falam sobre como não há uma obrigatoriedade, por exemplo, de livrar-se de itens de coleção, mas incentivam a refletir sobre isso, sobre o quanto as coisas que possuímos realmente dão e têm algum sentido para a nossa vida. O minimalismo é também mais do que um “estilo visual”, é uma filosofia de vida e deve transformar as realidades das pessoas, indo para além de uma questão materialista (ter mais ou ter menos) e chegando até aos nossos relacionamentos: ter mais para viver mais, viver com menos e viver mais (dá pra entender?).

Um ponto negativo que eu achei no documentário é que ele foca muito na turnê do livro e tenho certeza que devem existir muito mais coisas sobre o assunto para mostrar e tal, mas ok, porque o documentário é deles e produzido por eles rs, então era de se esperar.

Para finalizar, a lição final é de que devemos amar as pessoas e usar as coisas. Eu digo mais: devemos amar as pessoas e usar bem as coisas importantes.

De qualquer forma, recomendo!

1-josh-and-ryan-size_-custom-crop_-1086x725

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s