Organização no mundo digital

Hoje podemos dizer que nossa vida tem uma extensão. Alguns costumam dizer que o que vivemos é o real e a internet não. Não penso dessa maneira. Certa vez ouvi de uma colega da área de comunicação: “A internet é uma extensão da nossa vida”. Concordo. Não é um outro lado, não é um outro universo, faz parte da no
ssa vida real, toma nosso tempo real, compartilhamos nossas coisas lá, coisas reais (ou não, porque sabemos que existem pessoas que criam outras vidas na internet…). Vamos fechar um acordo para este texto e dizer que todos somos essas pessoas que vivem suas vidas reais e também têm redes sociais e etc. o-excesso-de-informacaoOk?

Acontece que essas coisas tomam muito tempo de nossas vidas e, se pararmos bem pra pensar, não nos acrescentam tanto. Eu não sou contra redes sociais, inclusive gosto bastante. Mas criei uma nova dinâmica pra viver com elas. E vou contar agora como é. 🙂

 

Informações

Pra começar, muitos usam as redes sociais para manterem-se informados. Ou pelo menos essa é a justificativa mais utilizada para tal coisa. Mas, pra mim, é balela, sabe? Porque pode até ser que você fique sabendo por lá e que muita coisa apareça lá bem mais rápido (não importa a rede: twitter, facebook ou instagram), só que, de qualquer maneira, é possível obter informações sem ser por meio das redes sociais, mas parece que desaprendemos como fazer isso.

Então o que eu fiz: comecei a fazer uma lista de sites, blogs e etc., que acompanho e coloquei o que encontrei aqui no Feedly:

1

O Feedly é um site que diz pra você tudo o que saiu nos sites que você acompanha. É só você pesquisar na barrinha de pesquisa lá em cima o nome do site que você curte e, se ele for cadastrado (a maioria é), vai aparecer tudo o que tem nesse site, cada coisa que já foi postado e coisas que postarão. Eu passei a usar o Feedly porque eu não aguentava mais meu e-mail cheio, então me descadastrei de todas as newsletters desses sites, assim minha caixa de entrada geralmente só tem o que eu preciso saber.

Essa é uma imagem de agora do meu e-mail:

3

Sem newsletters.

No Feedly eu separei em categorias os sites,  excluo o que eu não quero ler e o que quero eu coloco para ler depois.  O que vai ficando lá no “Saved for later” eu vou transferindo aos poucos para o Pocket. E é por isso que meu Feedly está cheio, pois ainda tenho algumas coisas para ler que estão na fila do Pocket, à medida que vou lendo, vou inserindo coisas novas.

O Pocket é um site/aplicativo (tem para celular) para você salvar links de coisas que você quer ver. Ué, mas o Feedly já não faz isso? Sim, até faz, só que lá sempre fica enchendo e enchendo cada vez mais, aqui no Pocket não, só fica o que eu quero realmente ler. Como no Feedly, eu também posso ler no próprio aplicativo, sem ter que ir ao original, mas, além disso, posso adicionar tags em cada texto, marcar como lido (aí vai para um arquivo) ou favoritar aquele texto que Uau! Que maravilha! Para então, sempre que eu quiser, poder procurá-lo e consultá-lo com mais facilidade.

2

Insira uma legenda

Facebook

Esta é a visão que eu tenho quando entro no meu Facebook:

4

clean

 

Eu uso uma extensão no Chrome chamada “News Feed Eradicator“, foi uma dica maravilhosa que recebi! Ela bloqueia todas as informações do feed. Olha, eu não sei dizer o quanto essa extensão me ajudou. Além disso, meu bate-papo sempre está offline para todos, porque eu não gosto muito deste bate-papo do facebook.

Bem, quando eu estou sem muita coisa pra fazer e quero ver o que meus amigos estão compartilhando, eu vou até aquela listinha bem ali ao lado: “Miguxinhos” (não riem). Nesta lista eu adicionei 33 pessoas do meu facebook, pessoas que gosto muito, das quais quero saber o que anda rolando na vida, o que estão postando e etc.

As páginas que acompanho (que geralmente são as dos sites e blogs que leio) ficam ali naquela lista “Notícias de páginas”. Quando eu quero saber alguma coisa, vou lá. Mas geralmente não tem nada que eu já não tenha visto no Feedly.

Os eventos, bem, eu olho quando me convidam ou então vou ali naquela opçãozinha de eventos e vejo o que está rolando nos próximos dias. Observem também que só faço parte de dois grupos. E espero que continue assim.

Twitter e Instagram

Eu não tenho muitos problemas com essas duas redes, como as funcionalidades delas são menos complexas que a do Facebook, não me atrapalham muito.

Aplicativos no Celular

Estes são os aplicativos que eu baixei para o celular, exceto o Smart Tutor e o Street View, que já vieram instalados. Não tenho o facebook no celular, porque não tem necessidade e ele pesa muito, tenho o messenger só porque alguns amigos meus não usam whats e falam comigo por ali.

5

 

Esta é a maneira que eu tenho para me organizar no mundo digital. Pode parecer muito trabalhoso ou sistemático demais, mas me ajuda a me concentrar naquilo que quero. Leio, assisto e ouço o que me interessa e pode me acrescentar. Além disso, posso tanto me aprofundar naquilo que já gosto e conheço, como conhecer coisas novas.

Para quem está tendo seu tempo de vida sugado pelo mundo virtual, sugiro tentar utilizar algumas dessas ferramentas, da forma como você desejar e fazer o teste. Lembre-se: a internet tem que lhe servir, não o contrário.

Deixe um comentário

