Sobre jogar fora coisas

Não acho que seria proveitoso fazer mais um post sobre dicas para jogar fora coisas, existem diversos posts no mundo da internet. O mais recente que li foi o do blog da Claire Dumas, o Share for the Future, nesta postagem aqui. A Claire dá umas dicas super legais, e algumas eu já seguia antes mesmo de ter lido a publicação, por puro instinto.

Para começar, eu odeio entulhos, mas vez ou outra começo a entulhar coisas. Acredito que por mais que a gente não goste da bagunça, parece que é natural ao ser humano fazer isso sem nem pensar, acumular coisas e esquecê-las (seja por achar que precisará ou por apego emocional).

Pelo menos 1x por ano eu tento dar uma geral no que tenho. E neste último ano isso ocorreu em virtude de duas mudanças. Conto aqui para vocês agora o que eu aproveitei para fazer neste momento.

tumblr_static_tumblr_static_cazcgudexog0sw0s84css800c_640

Roupas, acessórios e sapatos

Eu sempre tive o costume de doar roupas para pessoas carentes ou repassá-las para algum familiar mais próximo. Na minha família isso é bem comum, nós sempre damos as roupas que não nos servem mais  (ou porque crescemos, ou porque engordamos ou simplesmente porque enjoamos) para a prima ou irmã mais nova. Eu mesma vivo herdando roupas até hoje das minhas tias. Então, por conta disso, sempre fiz essa limpeza no guarda-roupa. Nunca foi nada sistemático, mas em 2015 me comprometi a realizar isto sempre ao final do ano.

Quando me mudei, que foi justamente em época de fim de ano, fiz isso e foi uma maravilha. A única questão é que depois que eu faço sempre acho que fico com pouca roupa, principalmente porque não tenho muita coisa básica (minhas roupas são sempre muito coloridas e estampadas) então nem sempre dá pra usar várias vezes a mesma peça ou combiná-la com outras. Já pensei em vender, fazer um brechó, mas nunca tive forças para isso (definitivamente sou o tipo de pessoa que não leva jeito para vendas), por isso dei para uma prima. Doar é mais rápido e sempre eficiente, afinal, sempre tem quem precisa.

Também doei vários acessórios que eu tinha e fiquei apenas com os que eu mais gostava e realmente usava. Dei para minha prima os outros que eu não usava mais tanto. Aos poucos estou tentando dar uma renovada no guarda-roupa, mas sem acumular coisas nem exagerar em nada. Ou seja: comprou uma peça nova? Tente retirar uma mais velhinha ou que não faz mais seu estilo.

Sobre os sapatos: tenho um problema seríssimo com calos. Pois é, 1 a cada 3 sapatos que compro machucam meus pés, que já não são muito bonitos. -.- Eu geralmente continuava usando com aquela de “um dia meu pé vai acostumar”, mas nunca acontece isso, então este ano também me livrei de uns pares que, mesmo eu achando bonitos, não eram confortáveis.

Papelada

Tenho uma relação de amor e ódio com papel, mas de uns tempos para cá, venho me desfazendo dele mais facilmente. Eu costumava guardar muitas revistas, provas, trabalhos, textos e etc., em várias e várias pastas. Assim que terminei minhas disciplinas na faculdade, aproveitando o momento de mudança, decidi me livrar deste peso. Deixei todas as cópias de textos e outras coisas na faculdade, para que os novos alunos do curso pegassem. O resto joguei fora mesmo. Confesso que durante esse processo apareceram várias coisas, como artigos, por exemplo, que eu pensei “ainda lerei isto novamente”, mas então me dei conta de que a internet está aí e estes artigos estão disponíveis, então desapeguei e desencanei dessa ideia de que eu leria tal artigo novamente (fala sério, eu sei que não leria). Pensei em fazer alguma coisa reciclável com tanto papel, como bloquinhos, por exemplo, mas acabei não fazendo e me arrependo um pouco. De qualquer forma, me livrar do tanto de papel que eu tinha (eram caixas!) me deu uma leveza muito grande e me rendeu mais espaço no armário!

Livros

Sempre achei que um dos meus grandes sonhos era ter uma biblioteca, hoje percebo que não é exatamente isso. O que eu quero mesmo é ter nas minhas mãos aqueles livros que mudaram minha vida. Hoje podemos comprar versões virtuais e etc., mas não me confio muito nisso e nem me interessa tanto, em relação a livros eu gosto mesmo é do tradicional. Então, uma das coisas que fiz foi doar os livros que eu já havia lido e não curti tanto assim. Também há a possibilidade de trocar, mas não fui muito atrás disso porque eu definitivamente não precisava de mais livros na pilha “para ler”. E daí surgiu outra autorregra: não comprar mais livros enquanto eu tiver vários na fila. Eu deslizei nesta regra este ano, mas já compro muito menos do que costumava comprar.

Fotografias

Assim como os livros, muitas pessoas se questionam por que revelar fotos se podemos tê-las em nosso computador. Nunca gostei de deixar as fotos apenas em versão digital (e já perdi várias fotos assim), sempre preferi tê-las em minhas mãos também, mas confesso que já revelei muitas fotos desnecessárias. Ainda não me livrei de várias delas, mas algumas dei para familiares. Além disso, muitas que eu tinha online ou em computador fui apagando.

Dinheiro

Um dos grandes trunfos da vida simples é a nossa relação com o dinheiro. Confesso que tenho muitas dificuldades de manejar meu dinheiro bem, não costumo ficar endividada, mas costumo ficar sem dinheiro bem fácil e sei que é porque ainda faço meus planejamentos contando com tudo o que tenho. Mas estamos caminhando com isso e em breve espero poder vir aqui relatar como consegui economizar mais nesta vida 😀

O que posso adiantar neste momento é que consegui diminuir bastante o consumo de bebida alcoólica (e é incrível como a gente gasta com isso!), acredito que muito por conta disso consegui comprar meu notebook (usado) e um celular novo. Meus próximos passos são começar a poupar e realizar minhas doações e ofertas.

Bem, minha intenção com este post não era oferecer dicas de como jogar fora as coisas, mas compartilhar o que ando fazendo e que deu certo comigo. Talvez você encontre outras formas de realizar essas tarefas, por mais difíceis que sejam. O importante é começar!

Deixe um comentário

