O que é viver em miúdos?

Vida Simples, Frugalidade e Minimalismo

Tenho uma curiosidade muito grande sobre os temas minimalismo, vida simples e frugalidades e este blog tem a intenção de compartilhar o que tenho aprendido nesta minha caminhada, coisas que são realmente muito novas para mim. Sempre tive consciência de que é necessário um estilo de vida menos consumista, mais simples, isso por conta de minha crença religiosa, mas entre dizer que isso é o certo e fazer e viver isso há um longo caminho. Sei que existem muitas dificuldades e sei também que em algumas coisas não me encaixo de jeito nenhum, mas tentarei seguir os princípios que valorizam uma vida mais simples e menos consumista, principalmente.

Os termos parecem falar da mesma coisa, mas na verdade possuem algumas diferenças:

O minimalismo, em resumo, é uma técnica, ferramenta, estilo de vida que consiste em não guardar, comprar, criar aquilo que é desnecessário (mesmo!). Algumas pessoas minimalistas inclusive vivem apenas com 100 objetos, por exemplo. Uma das características do minimalismo é a sensação do “clean”: armários, decoração e até blogs que falam sobre o assunto são bem limpos visualmente. Particularmente, acho muito interessante o estilo de vida minimalista, mas não me encaixo nele, talvez por isso eu diga aqui que quero uma vida simples e colorida, por exemplo. É claro que não é por causa disso que não me encaixo, seria um motivo muito fútil, mas porque realmente não consigo ainda (nem sei se um dia conseguirei) viver de maneira tão regrada e organizada assim.

Vida Simples é um conceito um pouco mais amplo que o minimalismo, considero até muito semelhante com a frugalidade: em geral é adquirir um estilo de vida onde os exageros sejam descartados.

Em comum os três têm o fato de que são filosofias de vida e também uma alternativa de viver num ambiente onde hoje somos a todo momento bombardeados por novos produtos, novas ofertas, tudo novo e mais evoluído – só que muitas vezes desnecessário. Viver consumindo menos é uma das causas principais destes três movimentos atuais.

Para além de consumir menos

Mas não é só isso. Além do consumismo de produtos, podemos dizer que há também um “consumismo social”. Uma vida simples, que é o meu principal foco aqui no blog, é também uma vida que sabe valorizar e selecionar as verdadeiras e boas relações, as informações relevantes, que preza pelo bem-estar não só físico, mas também emocional. Isso perpassa por todos os âmbitos da nossa vida: família, amigos, colegas, redes sociais, ambientes sociais e etc.

A ideia do Vivendo em Miúdos é compartilhar inspirações, notícias e também minhas vivências pessoais neste movimento que farei, afinal, precisamos estabelecer nossas prioridades levando em consideração aquilo que é realmente necessidade a fim de retornarmos a um estilo de vida mais tranquilo e menos consumista, que não seja uma obrigação ou por pura “moda”, mas por entender que precisamos nos acostumar a um modelo de vida mais sustentável, pelo nosso próprio bem estar e também por todas as pessoas ao redor.

Aguardem os próximos posts 🙂

Deixe um comentário

